Tecnicismo, educação crítica ou arte/educação intermidiática? E O papel das tecnologias digitais, seus inputs e outputs no ensino atual das Artes Intermidiáticas
Projeto de ensino na Arte/Educação II – Metodologia III- O papel das tecnologias digitais na e-arte educação: O mercado cultural internacional versus educação intermidiática crítica
“Reflexões sobre a produção do site de autoaprendizagem"
Criação coletiva de uma obra artística que estabelece o diálogo com mais de uma linguagem artística e que utilize recursos tecnológicos, seja em sua concepção, seja em sua constituição.
Declamação do soneto de PABLO NERUDA: Los veinte poemas de amor (Poema VI) com a representação audio visual do conteúdo do poema.
Paula Lorrayne de Oliveira e Silva
Rosa Pires Fernandes
Núcleo Temático III - Interterritorialidade: aspectos conceituais sobre as artes expandidas e A Metalinguagem no Ciberespaço
Análise e Apreciação crítica acerca da Música Popular Brasileira, mediante a compreensão de processos identitários inerentes à confluência de relações entre sons e imagens, cultura e memória.
a) MPB e contexto histórico (PESAVENTO, 2005; SEVERIANO, 2008; ULHÔA, 1997);
b) MPB e processos identitários (ROSA, 2014; SILVA, 2007; NAPOLITANO, 2005;
c) MPB e artes compreendidas em uma abordagem metaliguística (JOLY, 1996; GOMBRICH, 1999; CARRASCO, 2003; ROSA, 2013)
Núcleo Temático III - Projeto de ensino em Arte/Educação 1-Metodologia II-O papel das tecnologias digitais na e-arte educação: O mercado cultural internacional versus educação intermidiática crítica
Leitura Analítica - Conceito e categorias. In: GOHN, Daniel Marcondes. Autoaprendizagem musical: alternativas tecnológicas. Annablume, São Paulo, 2003.
Elaboração do plano pedagógico de autoaprendizagem, a partir do plano pedagógico construído na disciplina “As performances e-Arte/Educativas nas instituições de ensino, com base na leitura realizada e preferencialmente para educação básica.
Texto Argumentativo: Reflexão sobre a contribuição da investigação-ação educacional, como concepção de investigação ativa, que apresenta contribuições para organização das práticas educativas, como programa de pesquisa e produção do conhecimento, no âmbito do ensino de artes, a partir da bibliografia solicitada.
CORTE REAL, M.P; LEITE, J.; PEREIRA, A. de. Investigação-ação das performances culturais: o método expositivo como problematização da formação de educadores
GRABAUSKA, C. J. Investigação-ação educacional: possibilidades críticas e emancipatória na prática educativa.In:Revista eletrónica HEURESIS Investigación Curricular e Educativa. Cadiz: v.1, n.2, 1998. Disponível em http://www2.uca.es/HEURESIS/acuerdo. Retirado da rede em: 2000.
Núcleo Temático II - Performances antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino
Núcleo Temático II - As performances e-Arte/Educativas nas Instituições de Ensino
Leitura Analítica. CUNHA, Fernanda Pereira da Cunha. Paisagens pedagógicas Digitais: resistência, resiliência, (re)existência. 2018. 5 p. (Professora Associada EMAC/UFG)- Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Leitura Analítica. SCHECHNER, Richard. 2006. "O que éperformance?", em Performance studies: an introduction, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.
Atividade 1.2 – Depoimento Analítico I -Depoimento sobre a ação pedagógica.
Atividade 2 – Depoimento Analítico II - Reflexões sobre os textos da disciplina Núcleo Temático I – Fundamentos da Arte/Educação Digital com a culminância da ação pedagógica utilizando-os
Youtubers como Influenciadores Digitais: Territórios de Direito Público ou Privado
A partir de uma pesquisa em sala de aula, os alunos relataram quais os principais canais do Youtube que eles assistem e citaram nomes de alguns Youtubers que eles consideram mais interessantes. Christian Figueiredo de Caldas, foi um dos mais citados, ele é um ator, apresentador e escritor brasileiro. Ficou conhecido em 2014 quando se tornou um dos maiores fenômenos do Youtube Brasil.
Levantamento e análise de aplicativos Freewares encontrados na internet concernentes ao Ensino de Língua Espanhola como língua estrangeira. Análise de cada um dos programas levantados e PrintScreen da interface gráfica do programa.
A tradução é um dos grandes desafios para os estudantes e professores que ensinam e aprendem outra língua. Fazê-la com o auxílio de um aplicativo que permite a tradução silmutânea por meio da voz é uma forma de ampliar os conhecimentos e o interesse dos alunos. A performance abaixo buscou traduzir um Poema de Neruda (El amor de los marineros) com o auxílio do Tradutor Voz.
Plano de ensino- autoaprendizagem
A autoaprendizagem nos dias em que vivemos vem sendo cada vez mais buscada por alunos e professores. Neste sentido nos propomos a realizar uma vídeo aula sobre Tradução por meio de voz. Foi levantado material teórico referente ao tema e o que nos propomos a fazer está descrito no plano de ensino ao lado e exposto no vídeo abaixo.
Núcleo Temático I- Seminário Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens artísticas.
Cultura digital juvenil. - Inter-relações entre cultura digital, e-Arte/educação e juventude. - Ensino, aprendizagem e inclusão na perspectiva de práticas crítico-reflexivas em arte intermidiática digital.
Núcleo Temático I- Arte/educação versus e-Arte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital
Levantamento de dados: O que os alunos consomem e apreciam na internet.
Levantamento no Youtube e proposta de aula (de intervenção arte/educativa digital) tendo como recurso pedagógico o material mais visualizado na data da pesquisa.