Núcleo Temático I

Núcleo Temático I – Fundamentos da Arte/Educação Digital

Fundamentos da Arte/Educação Digital

Atividade 1.1 – Leitura Analítica 


Atividade 1.2 – Depoimento Analítico I - Depoimento sobre a ação pedagógica.
Atividade 2 – Depoimento Analítico II - Reflexões sobre os textos da disciplina Núcleo Temático I – Fundamentos da Arte/Educação Digital com a culminância da ação pedagógica utilizando-os



Youtubers como Influenciadores Digitais: Territórios de Direito Público ou Privado


A partir de uma pesquisa em sala de aula, os alunos relataram quais os principais canais do Youtube que eles assistem e citaram nomes de alguns Youtubers que eles consideram mais interessantes. Christian Figueiredo de Caldas, foi um dos mais citados, ele é um ator, apresentador e escritor brasileiro. Ficou conhecido em 2014 quando se tornou um dos maiores fenômenos do Youtube Brasil.


Núcleo Temático I- Metodologia do Ensino Superior I-  Inclusão da cultura digital juvenil na e-Arte/Educação


Leitura Analítica II



Levantamento e análise de softwares
Levantamento e análise de aplicativos Freewares encontrados na internet concernentes ao Ensino de Língua Espanhola como língua estrangeira. Análise de cada um dos programas levantados e PrintScreen da interface gráfica do programa.


Expressão em Arte Digital

A tradução é um dos grandes desafios para os estudantes e professores que ensinam e aprendem outra língua. Fazê-la com o auxílio de um aplicativo que permite a tradução silmutânea por meio da voz é uma forma de ampliar os conhecimentos e o interesse dos alunos. A performance abaixo buscou traduzir um Poema de Neruda (El amor de los marineros) com o auxílio do Tradutor Voz.



Plano de ensino- autoaprendizagem
 
A autoaprendizagem nos dias em que vivemos vem sendo cada vez mais buscada por alunos e professores. Neste sentido nos propomos a realizar uma vídeo aula sobre Tradução por meio de voz. Foi levantado material teórico referente ao tema e o que nos propomos a fazer está descrito no plano de ensino ao lado e exposto no vídeo abaixo.





Aspectos da utilização das tecnologias no ensino da Arte.



Núcleo Temático I- Seminário Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens artísticas.


Cultura digital juvenil. - Inter-relações entre cultura digital, e-Arte/educação e juventude. - Ensino, aprendizagem e inclusão na perspectiva de práticas crítico-reflexivas em arte intermidiática digital.


Autoavaliação quanto à autoaprendizagem.


Os diferentes usos das tecnologias no contexto da juventude: possibilidades e propostas metodológicas.



Intervenções e-Arte/educativas na escola e a busca por uma forma criativa de ensinar.



Núcleo Temático I-  Arte/educação versus e-Arte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital

Levantamento de dados: O que os alunos consomem e apreciam na internet.



Levantamento no Youtube e proposta de aula (de intervenção arte/educativa digital) tendo como recurso pedagógico o material mais visualizado na data da pesquisa. 

https://drive.google.com/file/d/1yYGFEx6AYs3ag_-tzltBefo8NDWtm56-/view?usp=sharing

PROPOSTA de intervenção arte/educativa digital, sobre a problemática dos nudes na e pela rede,  em depoimento audiovisual