Núcleo Temático I – Fundamentos da Arte/Educação Digital
Fundamentos da Arte/Educação Digital
Atividade 1.1 – Leitura Analítica
Atividade 1.2 – Depoimento Analítico I - Depoimento sobre a ação pedagógica.
Atividade 2 – Depoimento Analítico II - Reflexões sobre os textos da disciplina Núcleo Temático I – Fundamentos da Arte/Educação Digital com a culminância da ação pedagógica utilizando-os
Youtubers como Influenciadores Digitais: Territórios de Direito Público ou Privado
A partir de uma pesquisa em sala de aula, os alunos relataram quais os principais canais do Youtube que eles assistem e citaram nomes de alguns Youtubers que eles consideram mais interessantes. Christian Figueiredo de Caldas, foi um dos mais citados, ele é um ator, apresentador e escritor brasileiro. Ficou conhecido em 2014 quando se tornou um dos maiores fenômenos do Youtube Brasil.
Núcleo Temático I- Metodologia do Ensino Superior I- Inclusão da cultura digital juvenil na e-Arte/Educação
Leitura Analítica II
Levantamento e análise de softwares
Levantamento e análise de aplicativos Freewares encontrados na internet concernentes ao Ensino de Língua Espanhola como língua estrangeira. Análise de cada um dos programas levantados e PrintScreen da interface gráfica do programa.
Expressão em Arte Digital
A tradução é um dos grandes desafios para os estudantes e professores que ensinam e aprendem outra língua. Fazê-la com o auxílio de um aplicativo que permite a tradução silmutânea por meio da voz é uma forma de ampliar os conhecimentos e o interesse dos alunos. A performance abaixo buscou traduzir um Poema de Neruda (El amor de los marineros) com o auxílio do Tradutor Voz.
Plano de ensino- autoaprendizagem
A autoaprendizagem nos dias em que vivemos vem sendo cada vez mais buscada por alunos e professores. Neste sentido nos propomos a realizar uma vídeo aula sobre Tradução por meio de voz. Foi levantado material teórico referente ao tema e o que nos propomos a fazer está descrito no plano de ensino ao lado e exposto no vídeo abaixo.
Aspectos da utilização das tecnologias no ensino da Arte.
Núcleo Temático I- Seminário Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens artísticas.
Cultura digital juvenil. - Inter-relações entre cultura digital, e-Arte/educação e juventude. - Ensino, aprendizagem e inclusão na perspectiva de práticas crítico-reflexivas em arte intermidiática digital.
Autoavaliação quanto à autoaprendizagem.
Os diferentes usos das tecnologias no contexto da juventude: possibilidades e propostas metodológicas.
Intervenções e-Arte/educativas na escola e a busca por uma forma criativa de ensinar.
Núcleo Temático I- Arte/educação versus e-Arte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital
Levantamento de dados: O que os alunos consomem e apreciam na internet.
Levantamento no Youtube e proposta de aula (de intervenção arte/educativa digital) tendo como recurso pedagógico o material mais visualizado na data da pesquisa.
PROPOSTA de intervenção arte/educativa digital, sobre a problemática dos nudes na e pela rede, em depoimento audiovisual